SUPORTE TÉCNICO!
Algumas vezes você poderá se deparar com problemas de redes em que seu computador simplesmente não irá navegar corretamente na internet, ou talvez não irá se comunicar com outras estações de trabalho na mesma rede ou em uma rede remota. O Netshell é um poderoso aliado para se fazer o troubleshooting de problemas como estes.
Redefinindo o TCP/IP
Trabalhei em uma empresa que possuía inúmeras sub-redes remotas e roteadas e conectadas por Links MPLS. Entretanto, volte outra, estações com Windows 7 não conseguiam acessar alguns recursos de rede na Matriz. Então, uma opção interessante era redefinir as configurações do TCP/IP. Antigamente, na época do Windows 98 ( Agora desenterrei! 🙂 ), costumávamos desinstalar o protocolo TCP/IP, reiniciar o Windows, reinstalar novamente e reiniciar de novo. Fiz isso inúmeras vezes como procedimento oficial quando trabalhei em um provedor de serviços de Internet Banda Larga em 2000 para 2001. Em 2001, foi lançado o Windows XP onde o procedimento se tornou completamente diferente. Nos sistemas NT, é necessário reconfigurar duas chaves de registro:
SYSTEM\CurrentControlSet\Services\Tcpip\Parameters
SYSTEM\CurrentControlSet\Services\DHCP\Parameters
Este é um procedimento similar ao de se reinstalar o TCP/IP no Windows. O modo mais prático de se fazer isso é, abrir um prompt de comando e digitar o comando:
netsh int ip reset c:\resetlog.txt
No windows 10:
netsh int ipv4 reset c:\resetlog.txt
Após reiniciar o Windows, você terá as configurações do TCP/IP resetadas como se fossem no caso do Windows ter sido reinstalado. Note que no final da linha, é incluído um caminho para ser criado um log no formato de arquivo texto. Você pode dar o caminho e o nome que desejar. Isto será útil para conferir as ações como etapas do processo executado pelo netsh, que serão registradas neste arquivo.
Winsock
O winsock permite aos desenvolvedores criarem aplicações de rede que fazem uso tanto da internet ou mesmo na intranet de uma empresa com recursos avançados. A capacidade de transmissão dos dados independe do protocolo de rede e provê acesso a recursos avançados do Windows como comunicação multicast ou até QoS (Qualidade de serviços de rede). O winsock é projetado para ser usado por programadores da linguagem de programação C e C++. Grande parte de aplicativos do windows, inclusive nativos, têm seu código fonte escrito nestas linguagens. Assim, tenha certeza de que aplicativos de rede que dão suporte a camada de aplicação do Windows são muitas vezes, escritos nestas liguagens e, portanto farão uso do Winsock ou Winsock 2.
Um exemplo destes é o nosso conhecidíssimo ipconfig.exe. Você poderá se deparar com mensagens estranhas quando tentar renovar um ip com o servidor dhcp. Isso acontece porque chaves do registro para winsock podem ter sido danificadas ou corrompidas. Estas chaves são:
HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentControlSet\Services\Winsock
HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentControlSet\Services\Winsock2
Para diagnosticar o problema no Windows 7 em diante, utilize o utilitário msinfo32. Você pode iniciá-lo executando pela caixa de diálogo “Executar”, que pode ser invocada pelo atalho Windows+R.
Já no utilitário Informações do Sistema, Faça o seguinte percurso: Componentes > Rede > Protocolo.
Quando não há problemas com a chave Winsock2, estas 10 sessões serão mostradas:
- MSAFD Tcpip [TCP/IP]
- MSAFD Tcpip [UDP/IP]
- MSAFD Tcpip [TCP/IPv6]
- MSAFD Tcpip [UDP/IPv6]
- RSVP UDP Service Provider
- RSVP TCP Service Provider
- RSVP UDPv6 Service Provider
- RSVP TCPv6 Service Provider
- MSAFD NetBIOS [\Device\NetBT_Tcpip…
- MSAFD NetBIOS [\Device\NetBT_Tcpip…
- MSAFD NetBIOS [\Device\NetBT_Tcpip…
- MSAFD NetBIOS [\Device\NetBT_Tcpip…
- MSAFD NetBIOS [\Device\NetBT_Tcpip…
- MSAFD NetBIOS [\Device\NetBT_Tcpip…
Como informado no site da microsoft (https://support.microsoft.com/pt-br/kb/811259):
Se os nomes forem diferentes dos que se encontram listados, a chave Winsock2 estará corrompida ou há um complemento de terceiros instalado, como um software proxy.
Se houver um complemento de terceiros instalado, seu nome substituirá as letras “MSAFD” na lista.
Se houver mais de dez seções na lista, haverá adições de terceiros instaladas.
Se houver menos de dez seções, haverá informações ausentes.
Se você precisar corrigir isto no Windows 7 em diante, poderá utilizar o comando:
netsh winsock reset
Embora não informado pela Microsoft, recomendo a reinicialização do Windows. Na maioria dos casos o problema será resolvido.
[]’s