Neste post, veremos duas configurações básicas:
- Alteração da fonte utilizada no console.
- Tornar colorido as listagens de diretórios quando utilizar o comando ls.
Talvez você já esteja acostumado com algumas distros do Linux em que quando se solicita a listagem do diretório utilizando ls, seja apresentando uma listagem colorida identificando diretórios, links, etc. Porém quando você utiliza o Debian apenas no formato texto, este não é um padrão, ou pelo menos o super-usuário não contará com esta configuração. Entretanto você pode alterar isso facilmente. Obs: Este post foi escrito pensando na Distro Debian, mas qualquer distro que seja originária da Debian, assim como ubuntu, será compatível com o procedimento.
Quando utilizo servidores, prefiro que as fontes estejam no formato “Bold” (Negrito), pois ao meu ver torna mais confortável o aspecto de leitura no terminal. Caso você tenha interesse em saber como fazer esta alteração é muito simples.
Para isso utilize a seguinte linha:
# dpkg-reconfigure console-setup
Será apresentada na tela a configuração de pacotes, como na figura seguinte:

Conforme a próxima imagem, você pode manter a configuração da codificação, no meu caso UTF-8, então apenas selecione o OK.

Não precisa alterar nada nestas configurações de suporte do console, nesta figura o meu servidor estando como Latin1 e Latin5. Alterar isso poderá trazer efeitos desconfortáveis e estranhos nos caracteres na tela. O próximo passo é a fonte:

No meu caso eu selecionei TerminusBold, e note que nesta mesma imagem, o padrão já é bold. Compare com a imagem anterior. Você somente perceberá este efeito após salvar a configuração. Na tela seguinte, você pode manter o tamanho de 8×16.

Feito isso, vamos a colorização do modo texto
Acesse a pasta profile e altere o arquivo .bashrc:
Conforme a imagem, você pode utilizar o comando cd ~

Edit com vi o arquivo oculto .bashrc. Para visualizar o arquivo, eu listei utilizando o comando ls -lat.
Ao editar o arquivo, retire a cerquilha da frente das seguintes linhas:

Estas linhas por padrão ficam comentadas. Salve o arquivo e faça logout e logon novamente. Esta configuração permitirá deixar o console colorido no Debian. Quando listar diretórios este será o aspecto:

🙂 []’s
Opa que legal.Deu certo. Só que no meu caso tive que acrescentar as linhas manualmente.Eu to usando Debian 7.8 (Wheezy).Obrigado.